É um passeio situado no centro histórico da cidade, está entre a Praça de Catalunha e o porto antigo. Um conjunto de quiosques de flores, de jornal, pássaros e animais domésticos junto com uma série de lanchonetes, comércios e restaurantes que fazem deste lugar um dos preferidos pelos turistas. Neste passeio costumam instalar-se feirinhas artesanais e pintores e desenhistas que oferecem as suas obras de arte.
Dando um passeio pelas Ramblas se pode observar o Palácio da Virreina, o Grande Teatro do Liceu, o mercado da Boqueria e o Porto, aonde termina o passeio na estátua de Cristoval Colom que está indicando o mar.
O Palácio da Virreina
Situado no passeio das Ramblas nº 99, é um monumento da época Barroca no qual se destacam os balcões e a varanda que se vê desde a fachada. Hoje em dia se utiliza para a exposição de fotografias, assim é um lugar em que não podem faltar pessoas que gostem da arte moderna.
Ao palácio se pode ir desde o ponto do metrô da Catalunha ou Liceu.
O preço varia de acordo com as exposições elegidas e las que estão neste momento expostas.
O mercado da Boqueria
Mercado situado no passeio das Ramblas aonde se podem encontrar uma infinidade de produtos como frutas, pescados, carnes, chocolate e produtos de dietética entre outros.Grande Teatro do LiceuTeatro situado no passeio das Ramblas pelo qual passaram grandes artistas e cantantes durante muitos anos.
Praça Real
Desde uma rua que sai do passeio das Ramblas se chega a Plaza Real de Barcelona que está situada no Bairro Gótico.
Este lugar é bastante animado pois se concentra muitos bares e discotecas como o famoso "La Pipa". No centro da praça está a fonte das "Tres Gracias" rodeada por farolas projetadas por Gaudí e palmeiras reais muito altas.
A ZONA DO PORTO DE BARCELONA
Porto de Barcelona no bairro da Barceloneta junto ao rio Llobregat está situado o porto aonde atracam um grande número de cruzeiros, yates, veleiros privados, ferrys e embarcações deportivas.
Neste porto atracam uma quantidade de navios devido as boas instalações que possui, aproximadamente 20km de cais e atraques. Neste lugar está um centro de lazer com restaurantes, comércios, um aquário que mostra os animais marinhos do Mar Mediterrâneo e um cinema IMAX para ver filmes em três dimensões.
É possível chegar ao porto pela linha 3 do metrô, descendo em Drassanes ou pelas linhas de ônibus 14, 59, 57, 91 ou 157.
Museu Marítimo
Este museu está situado no porto marítimo da cidade, abriga um conjunto de objetos que mostram a história do mar da Catalunha e de Espanha em geral. Na exposição há uma antiga galera de combate.
Está situado na av. Drassanes s/n, para chegar se pode utilizar a estação de metrô Drassanes ou a linha de ônibus da cidade.
O horário do museu é de Segunda a Domingo desde às 10:00 até 20:00h, o guichê fecha uma hora antes do fechamento do museu.
IGREJAS E CATEDRAIS
Catedral de Santa Eulália
Sede da arquiodiocese de Barcelona, a catedral de Santa Eulália é do estilo gótico e foi construída entre os séculos XIII e XV sobre os restos de uma catedral da época dos romanos. Santa Eulália e Santa Cruz são os patrões desta catedral. Na fachada da catedral há muitas gárgolas que representam fantásticos animais sendo o mais popular um que possui a forma de elefante. Uma das salas principais da catedral é a capela de Santa Lucia que está em uma parte do claustro e tem saída ao exterior. Também está a cripta de Santa Eulália donde estão os restos desta santa que foi martirizada e é por isso a construção deste monumento.
Igreja Santa Maria do Mar
Igreja de estilo gótico que está situado no bairro da Ribera, data do ano 1329 e os seus desenhadores foram Ramón Despuig e Berenguer de Montagut.
As linhas horizontais e as paredes altas sem demasiadas janelas são os componentes principais desta igreja.
O livro de Ildefonso Falcones "La Catedral del Mar" está baseada nesta catedral e devido a esto é um lugar visitado por muitos turistas.
Praça de San Jaime Praça donde encontramos os edíficios da prefeitura de Barcelona e da Generalitat de Catalunha, assim é o lugar aonde se cozinham todos os movimentos políticos da cidade.
ATRAÇÕES NATURAIS
As praias de Barcelona
A limpeza diária das praias catalanas, a bandera azul que mostra que estão homologadas pela União Européia e as boas instalações que possui como chuveiros, vestuários, aluguel de espreguiçadeiras, os quiosques e os postos de vigilância e da Cruz Vermelha fazem com que as praias de Barcelona sejam uma das melhores de Espanha.
Entre elas se destacam:
- Praia de San Sebastián
É uma praia com boas instalações com estacionamento para bicicletas, chuveiros, banheiros públicos, guarda-sóis e espreguiçadeiras, é de areia dourada e com grande afluência do público incluído os habitantes da cidade. Está situada à sudoeste de Barcelona no distrito de Ciutat Vella. Os seus 1100 metros de comprimento alojam diferentes clubes deportivos que oferecem grande variedade de atividades marítimas.
Uma área de movilidade reduzida facilita a entrada e saída da praia e do mar às pessoas deficientes físicas.
Se chega à praia através da estação da linha 4 chamada Barcelona ou através da linha de ônibus que circulam por essa zona como o 14, 16, 40, 39, 51, 59, 64 ou 157. - A praia de Barceloneta
Uma das maiores praias (1.100 metros de comprimento) e mais antigas de Barcelona é a praia de Barceloneta. Atrae muitos turistas extrangeiros e grupos de estudantes das escolas da zona. Tem boas instalações como estacionamento para bicicletas e carros, banheiros públicos e chuveiros. Esta praia tem diferentes lugares para ócio como as zonas infantis, área para patins e skate, uma quadra de voley praia, uma mesa de ping pong e até uma Bibliopraia que é uma biblioteca para os usuários desta praia. Além de tudo isto, existe também o chamado Centro da Praia que oferece diferentes atividades para realizar-las no Verão.
Se pode chegar a esta praia desde a estação de metrô Barceloneta situada na linha 4 ou através da linha de ônibus entre os quais podemos escolher o 17, 36, 16, 39, 57, 45 e 59.
- ATRAÇÕES CULTURAIS
- Templo Expiatório da Sagrada Familia
Este templo denominado popularmente como a Sagrada Familia foi projetado por Antoni Gaudí no ano de 1882, atualmente é uma obra inacabada no qual segue a sua construção.
As torres em forma de cone terminado em pico que se situam sobre os portáis foi uma das idéias mais originais do artista. No seu interior se podem observar colunas inclinadas e bóvedas com forma de hipérbolas e parábolas. O projeto continua a partir de umas plantas que se conservam e a partir de um modelo de gesso que realizou o desenhador. Ele somente pode realizar em vida a fachada do Nascimento e a cripta, atualmente é Patrimônio da Humanidade e foi uma das propostas para ser candidata as sete maravilhas do mundo.
O horário de visita é das 09:00 a 18:00 horas nos meses de inverno ( desde outubro até março) e de 9:00 até 20:00h nos meses de verão ( desde abril até o mês de setembro). O preço da entrada é de 8 euros.
Está situada na estação de metrô chamada Sagrada Família que tem correspondência com a linha 2 e a linha 5.
Está perfeitamente habilitada para o acesso a deficientes físicos. - Parque Güell
Parque declarado Patrimônio da Humanidade formado por diferentes tipos de elementos arquitetônicos projetados por Gaudí e que é uma mostra do modernismo catalã.
Está aberto todos os dias do ano e se chega desde a estação de metrô Vallcarca que está um pouco longe mas foram constrúidos umas escadas rolantes para facilitar o acesso.
Nos desenhos das esculturas se combinam diferentes formas junto com mosaicos de cores feitos de vidro e cerâmica.
Entre os monumentos mais característicos está a escada que conduz à praça centram que dispõe ao seu lado uma salamandra de cores, a grande praça com mais de 3000 metros quadrados, os viadutos, o calvário e o mecenas. - Casa Batlló
Obra do precursor do modernismo catalã Antonio Gaudí, está situado no Paseo de Grácia nº 43. É uma construção muito original que combina diferentes formas e detalhes na sua fachada e na zona interior da casa. As varandas da fachada estão compostas por curvas entrelaçadas, uma parte delas feitas com cerâmica chegando ao telhado que também forma uma curva que se parece ao lombo de um animal e que possui uma chaminé extranhamente situada o qual chama a atenção dos turistas.
O horário de visita é desde as 09:00 até as 20:00 horas de segunda a domingo, únicamente permanece fechado os dias 25 de dezembro e o dia 01 de janeiro.
O preço da entrada é de 16,50 euros por pessoa e inclui um áudio guia que mostrará os detalhes da visita. Este audio-guia está disponível em sete idiomas diferentes e a visita completa dura por volta de uma hora. Durante a visita é possível acessar à Plant Nobre donde residia a família Batlló ( se somente quer visitar esta sala, a entrada custa 11 euros, com o audio-guia de meia hora incluída) e além domais, se poderá visitar o Desvã e o terraço ( para visitar estas salas se deverá pagar o preço da entrada completa). - Casa Milà
Outra obra modernista de Gaudí, teve início no ano 1906 e a sua construção durou 4 anos e, foi encomendada pelo casal Roser Segimon e Pere Milà. Está situada no Paseo de Grácia nº 92 no bairro Eixample. A sua construção está realizada em pedra natural e como todas as obras de Gaudí formando curvas. O telhado está coberto por azulejos brancos que junto com o resto da fachada dá a impressão que é uma montanha nevada. As varandas da fachada estão formados por ferro forjado dispostos como plantas trepadeiras.
Em 1984 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e hoje em dia Caixa Catalunya é a sua proprietária e a encarregada de realizar obras de restauração e conservação do edifício para que o público possa visitar-la. Entretanto somente é possível visitar o 4º andar, o terraço e o sotão, pois o resto são escritórios e casas de algumas famílias. - Museu Picasso
Este museu está formado por mais de 3.800 obras que forma parte da sua coleção permanente que se aumenta quando há alguma exposição temporal.
Está composto por cinco edifícios que são palácios que datam do século XIII e XIV que foram reformados ao longo da sua história.
O horário de abertura é de Terça a domingo das 10:00 até as 20:00 horas.
O preço da tarifa é de 9 euros e inclui a exposição temporal disponível nesse momento ou se pode escolher ver somente esta exposição e a entrada sería de 5.80 euros sendo a entrada gratuita para menores de 16 anos e os maiores de 65 anos. Existem 3 jornadas de portas abertas: 10 de fevereiro, 18 de maio e 24 de setembro.
Se pode chegar a este museu através das estações de metrô Jaume I ( linha 4), Arc de Triumfo ( linha 1) e Liceu ( linha 3). Existem ônibus que param neste museu ( 17,40, 45, 39, 51, 14, 59, 19 ou 120). Também possui um bom acesso em bicicleta devido a ciclovia e em carro também se pode chegar porém o museu não possui parking privado.
- Templo Expiatório da Sagrada Familia