domingo, 1 de julho de 2012

O que dizer de Berlim


Vista panorâmica de Reichstag em Berlim, Alemanha
Não há certamente falta do que fazer em Berlim. A capital da Alemanha é um destino turístico comum para viajantes europeus e visitantes vindos de longe e por uma boa razão. Os locais, sons, sabores e sensações dessa cidade vibrante são inconfundíveis.

Explosão de atividades

Catedral em Gendarmenmarkt em Berlim, Alemanha
A capital da Alemanha é impregnada de tradição, história, cultura e arte. Com mais de 9.000 restaurantes e centenas de teatros, museus e locais de música, você tem escolhas infinitas para explorar. E, independente de gostar de arte, arquitetura, moda, diversão, história ou música, você certamente encontrará o que está procurando na cidade mais populosa da Alemanha.

Explore o passado negro

Posto de fronteira Charlie, Berlim, Alemanha
Nenhuma visita estaria completa a Berlim sem uma exploração de seu passado violento e opressivo. Encontre traços do Muro de Berlim e visite o Posto de fronteira Charlie, um dos muitos locais onde conflitos levaram a uma grande agitação durante os dias que seguiram a Segunda Guerra Mundial. O museu Topografia do Terror (Topographie des Terrors), localizado no antigo quartel general da SS, recaptura os dias do cerco da SS na Alemanha e no mundo.

Celebre o futuro brilhante

Vista da Ilha do Museu da Catedral de Berlim, Berlim, Alemanha
Os alemães são abertos sobre seu passado tumultuado, mas manifestam mais entusiasmo sobre seu futuro colorido. Centenas de museus comemoram tudo, desde chocolate até sexo e arte. Visite a Ilha do Museu (Museumsinsel), uma coleção de cinco museus em um único local. Os amantes da música também têm muitas opções. Da Ópera Nacional Alemã (Deutsche Oper) às apresentações ao vivo nos clubes e cafés.

Caminhe através do tempo

Porta de Brandenburgo em Berlim, Alemanha
Onde quer que você passe no centro da cidade, verá lembranças do passado e comemorações da restauração de Berlim. A Porta de Brandenburgo (Brandenburger Tor) se manteve de pé em uma "terra de ninguém" entre Berlim Oriental e Ocidental. Quando o Muro de Berlim veio abaixo, a porta se tornou o símbolo do renascimento da cidade. O famoso Hackesche Höfe é o maior exemplo de divisão arquitetônica baseada em pátios da Alemanha.

Dance a noite inteira

Um "Bar de Praia" em Berlim, Alemanha
Os europeus vão a Berlim por sua vida noturna estimulante e atmosfera de mente aberta. Como muitas cidades europeias, não há falta de cafés e bares em Berlim e os clubes noturnos são famosos por sua alta energia e 

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A cidade de Zagreb



Vista panorâmica de Zagreb, Croácia
Em Zagreb, você encontrará tantas coisas para fazer e ver que terá que atrasar sua viagem à costa por um tempo. Mas valerá a pena. Zagreb é uma coleção de tesouros de cultura, gastronomia, arte e história. Sua viagem Eurail não estará completa sem uma verdadeira exploração dessa linda cidade.

Encontre uma terra santa

Igreja de St. Marks em Zagreb, Croácia
As catedrais góticas e renascentistas de Zagreb são indescritíveis. Visite a Catedral da Assunção da Virgem Maria Abençoada e o Palácio Arcebispal em seus arredores. Após 25 anos de trabalhos de restauração, a igreja gótica deSt. Mark do século 13 está aberta ao público novamente e a visita vale a pena.

Honra ao passado

Interior do museu da cidade de Zagreb, Croácia
Zagreb é a cidade dos museus. Todos os temas são representados e alguns deles você não pode deixar de conhecer. Visite o Ateliê Meštrović, antigo local de trabalho do artista croata que abriga suas esculturas mais incríveis. A Moderna Galerija Zagreb conta com 153 pinturas croatas e a exibição cobre 200 anos da arte croata. O Museu da Cidade de Zagreb oferece uma visão interessante da complexa história da cidade.

Dance (e beba) até cair

Um bonde liga a parte baixa à parte alta de Zagreb, Croácia
Dividida em Zagreb baixa e Zagreb alta, os dois distritos têm seus próprios atributos. Na Zagreb baixa você encontra uma grande variedade de lojas, restaurantes e negócios, mas você poderá preferir ir à Zagreb alta para começar a festa. A chique e badalada Tkalčićeva oferece bares de todas as formas e tamanhos. Mas não é preciso ir muito longe em Zagreb para encontrar o bar de sua escolha, não importando onde você esteja na cidade.

Encontre o que comer

Vegetais na prateleira em um mercado croata
Apesar da carne ser o principal ingrediente em muitos pratos croatas, não subestime também sua capacidade em grelhar legumes perfeitos. Seja qual for o seu gosto particular, a mistura especial croata das delícias mediterrâneas e da Europa oriental são encontradas em Zagreb. Pergunte aos moradores sobre as melhores recomendações
.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

O que fazer em Atenas


Vista de Atenas, Grécia
Ao contrário de muitos destinos europeus, a capital da Grécia provavelmete não será o destaque de sua visita ao país. As ilhas que circundam a Grécia continental oferecem uma grande variedade de coisas para fazer. Em contraste, Atenas é uma cidade moderna com trânsito, movimento e ruas metropolitanas agitadas. Ainda assim, certamente você deveria conferir os inúmeros marcos históricos e culturais de Atenas.

Visite os monumentos históricos de Atenas: a Acrópole e o Partenon

Partenon em Atenas, Grécia
Não importa onde esteja em Atenas, você poderá ver a Acrópole, um dos mais significativos monumentos do mundo antigo. A "Rocha Sagrada" olha de cima uma cidade que agora é moderna. O Partenon, que fica no topo da Colina da Acrópole, significa "o aposento da virgem" e foi construído em homenagem à deusa Atena. Passe pela Porta de Beulé e pela entrada original da cidade, Propileus e entenda a glória desses monumentos antigos.

Veja mais maravilhas da antiguidade

A Ágora em Atenas, Grécia
Local de visitas favorito de Sócrates, a Ágora foi o ponto central da vida política e social na antiga Atenas. Não perca o Templo de Hefesto e o Stoa de Átalo. A seguir, visite o maior tempo da Grécia, o Templo de Zeus que levou cerca de 700 anos para ser construído. A construção magistral de tamanho colossal vai impressioná-lo.

Suba até a Cidade Velha

Plaka em Atenas, Grécia
Em torno das encostas norte e leste da Acrópole, se situa o adorável e antigo bairro histórico de Plaka. Respire a arquitetura neoclássica e as pitorescas ruas em labirinto, enquanto visita a capital da Grécia. Muitos museus estão localizados aqui.

Pertinho de Atenas

O antigo Teatro de Epidaurus, perto de Atenas, Grécia
Não muito longe de Atenas está o Antigo Teatro de Epidaurus, um teatro do século 3, considerado um dos mais belos pelos antigos gregos. Hoje, ainda é de tirar o fôlego. Restaurado na década de 1950, é também o local do Festival Anual de Epidaurus e outras apresentações e pode acomodar um público de 14.000 pessoas. Cerca de 40 milhas fora de Atenas em Cabo Sounion, você encontrará o maravilhoso Templo de Posseidon no topo de um penhasco. As ruínas magnificentes, emolduradas pelo Mar Egeu abaixo, são fascinantes ao pôr-do-sol e tranquilas no início da manhã.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Se vai ao Porto saiba o que visitar


O Porto é uma das cidades mais visitadas da Europa hoje em dia, recebendo mais de um milhão de turistas por ano.É a segunda maior cidade de Portugal, sendo conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitectura contemporânea e antiga e o seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO.

Como pontos turísticos, destacam-se:
  • Torre dos Clérigos é uma torre sineira que faz parte da igreja com o mesmo nome, considerada por muitos o ex-libris da cidade.
  • Câmara Municipal do Porto é um opulento edifício de seis pisos, com uma torre central de 70 metros de altura, com relógio de carrilhão. Abre-se para a imponente Avenida dos Aliados fazendo desta e do seu conjunto arquitectónico a “Sala de Visitas” da cidade.
  • Mercado do Bolhão conjuga comércio tradicional com arquitectura. Sendo um símbolo da cidade, aqui encontram-se as famosas vendedoras do Bolhão, tão características da cidade.
  • Estação de S. Bento pode ser considerada a mais bela porta de entrada da cidade, onde se pode admirar várias cenas da história de Portugal representadas na sublime fachada do edifício, decorada por azulejaria tradicional portuguesa.

  • Ribeira é um dos locais mais antigos e típicos da cidade Porto. Deparada junto ao Rio Douro, de onde se pode admirar o Barco Rabelo (típico do Rio Douro pois era nele que tradicionalmente se fazia o transporte das pipas de Vinho do Porto), faz partedo Centro Histórico da cidade, considerado Património da Humanidade, classificado pela UNESCO. Tendo-se tornando num dos pontos turísticos mais visitados do Porto, nesta fantástica zona pode-se encontrar diversos pontos de comércio, bares e restaurantes, assim como praças e edifícios históricos, que estão na origem da cidade, como a Sé Catedral.
  • Na margem sul da foz do rio Douro está situada a cidade de Gaia onde é possível visitar as Caves do virtuoso Vinho do Porto. Este “néctar dos deuses” é produzido na Região Vitivinícola do Alto Douro, a mais antiga região demarcada do mundo.
  • Foz é a zona turística por excelência, considerada a mais bela da cidade, onde se pode desfrutar de praias catalogadas de Bandeira Azul e onde a beleza do Oceano Atlântico nos convida ao romantismo do passeio marítimo.
  • As 5 pontes sobre o rio Douro, a Ponte Luís I que é a mais antiga da cidade que permanece em actividade, a Ponte Maria Pia que foi construída pela empresa de Gustave Eiffel, a Ponte da Arrábida que tinha à data da construção o maior arco do mundo em betão armado, a Ponte do Freixo que é a que está mais a montante do rio e a Ponte do Infante que é a mais recente que liga Porto e Gaia e foi construída em plena zona histórica, ligando o mítico bairro das Fontainhas (Porto) à lendária Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia).
  • Museu de Arte Contemporânea é um dos museus mais visitados do país. Tendo sido projectado pelo afamado arquitecto Siza Vieira, está inserido no Parque de Serralves, expondo assim, lado a lado, a arte de vários artistas contemporâneos e a flora típica da região existente no parque.
  • Palácio da Bolsa é um esplêndido edifício de obrigatória visita, com uma mistura de estilos arquitectónicos, nomeadamente o neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês. De todas as salas do palácio, importa realçar o Salão Árabe com estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e tecto da sala.
  • Museu Nacional de Soares dos Reis, criado em 1833 por D. Pedro IV, inclui grande parte da obra do escultor, tendo no seu espólio talvez como a mais emblemática obra O Desterrado, uma bela escultura em mármore.
  • Existem diversos Museus temáticos na cidade como o Museu do Vinho do Porto,Museu Militar do PortoMuseu da Indústria,Museu Nacional da Imprensa,Museu do Papel Moeda e o Castelo do Queijo, extraordinário pelo seu miradouro e onde se realizam várias exposições temporárias.

  • Casa da Música é dos auditórios culturais da cidade o de construção mais arrojada e relevante dos últimos anos. Esta obra de arquitectura,da autoria de Rem Koolhaas, foi concebida para o evento Porto Capital da Cultura 2001 e é ainda hoje ovacionada internacionalmente.
  • O Teatro Rivoli, o Teatro Nacional São João e o Teatro Sá da Bandeira são relevante salas de espectáculos, de proeminência histórica e arquitectónica, localizados na Baixa do Porto. Ainda na baixa da cidade encontram-se outros importantes auditórios, como o Coliseu do Porto e oCine-Teatro Batalha, a mais marcante e mítica sala de cinema do Porto.
  • O Porto conta com mais de 10 mil eventos anuais, desde concertos, passando por teatros, exposições ou mesmo festas com disc-jockeys famosos numa das várias discotecas e bares da cidade. Contudo, o maior evento de diversão continua a ser o S. João. Assim o comemorado de 23 para 24 de Junho, junta milhares de pessoas que invadem as ruas numa mescla de euforia, diversão cor e cheiros carregados de tradição.
  • Para finalizar em grande, não se esqueça de provar o prato típico por excelência,as Tripas à moda do Porto, não descorando as mais recentes mas não menos afamadas Francesinhas!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

As magníficas atrações de Barcelona

As Ramblas

É um passeio situado no centro histórico da cidade, está entre a Praça de Catalunha e o porto antigo. Um conjunto de quiosques de flores, de jornal, pássaros e animais domésticos junto com uma série de lanchonetes, comércios e restaurantes que fazem deste lugar um dos preferidos pelos turistas. Neste passeio costumam instalar-se feirinhas artesanais e pintores e desenhistas que oferecem as suas obras de arte.

Dando um passeio pelas Ramblas se pode observar o Palácio da Virreina, o Grande Teatro do Liceu, o mercado da Boqueria e o Porto, aonde termina o passeio na estátua de Cristoval Colom que está indicando o mar.

O Palácio da Virreina

Situado no passeio das Ramblas nº 99, é um monumento da época Barroca no qual se destacam os balcões e a varanda que se vê desde a fachada. Hoje em dia se utiliza para a exposição de fotografias, assim é um lugar em que não podem faltar pessoas que gostem da arte moderna.
Ao palácio se pode ir desde o ponto do metrô da Catalunha ou Liceu.
O preço varia de acordo com as exposições elegidas e las que estão neste momento expostas.

O mercado da Boqueria

Mercado situado no passeio das Ramblas aonde se podem encontrar uma infinidade de produtos como frutas, pescados, carnes, chocolate e produtos de dietética entre outros.Grande Teatro do LiceuTeatro situado no passeio das Ramblas pelo qual passaram grandes artistas e cantantes durante muitos anos.

Praça Real

Desde uma rua que sai do passeio das Ramblas se chega a Plaza Real de Barcelona que está situada no Bairro Gótico.
Este lugar é bastante animado pois se concentra muitos bares e discotecas como o famoso "La Pipa". No centro da praça está a fonte das "Tres Gracias" rodeada por farolas projetadas por Gaudí e palmeiras reais muito altas.

A ZONA DO PORTO DE BARCELONA

Porto de Barcelona no bairro da Barceloneta junto ao rio Llobregat está situado o porto aonde atracam um grande número de cruzeiros, yates, veleiros privados, ferrys e embarcações deportivas.
Neste porto atracam uma quantidade de navios devido as boas instalações que possui, aproximadamente 20km de cais e atraques. Neste lugar está um centro de lazer com restaurantes, comércios, um aquário que mostra os animais marinhos do Mar Mediterrâneo e um cinema IMAX para ver filmes em três dimensões.
É possível chegar ao porto pela linha 3 do metrô, descendo em Drassanes ou pelas linhas de ônibus 14, 59, 57, 91 ou 157.

Museu Marítimo

Este museu está situado no porto marítimo da cidade, abriga um conjunto de objetos que mostram a história do mar da Catalunha e de Espanha em geral. Na exposição há uma antiga galera de combate.
Está situado na av. Drassanes s/n, para chegar se pode utilizar a estação de metrô Drassanes ou a linha de ônibus da cidade.
O horário do museu é de Segunda a Domingo desde às 10:00 até 20:00h, o guichê fecha uma hora antes do fechamento do museu. 

IGREJAS E CATEDRAIS

Catedral de Santa Eulália

Sede da arquiodiocese de Barcelona, a catedral de Santa Eulália é do estilo gótico e foi construída entre os séculos XIII e XV sobre os restos de uma catedral da época dos romanos. Santa Eulália e Santa Cruz são os patrões desta catedral. Na fachada da catedral há muitas gárgolas que representam fantásticos animais sendo o mais popular um que possui a forma de elefante. Uma das salas principais da catedral é a capela de Santa Lucia que está em uma parte do claustro e tem saída ao exterior. Também está a cripta de Santa Eulália donde estão os restos desta santa que foi martirizada e é por isso a construção deste monumento.

Igreja Santa Maria do Mar

Igreja de estilo gótico que está situado no bairro da Ribera, data do ano 1329 e os seus desenhadores foram Ramón Despuig e Berenguer de Montagut.
As linhas horizontais e as paredes altas sem demasiadas janelas são os componentes principais desta igreja.
O livro de Ildefonso Falcones "La Catedral del Mar" está baseada nesta catedral e devido a esto é um lugar visitado por muitos turistas.

Praça de San Jaime Praça donde encontramos os edíficios da prefeitura de Barcelona e da Generalitat de Catalunha, assim é o lugar aonde se cozinham todos os movimentos políticos da cidade.

ATRAÇÕES NATURAIS

As praias de Barcelona

A limpeza diária das praias catalanas, a bandera azul que mostra que estão homologadas pela União Européia e as boas instalações que possui como chuveiros, vestuários, aluguel de espreguiçadeiras, os quiosques e os postos de vigilância e da Cruz Vermelha fazem com que as praias de Barcelona sejam uma das melhores de Espanha.

Entre elas se destacam:

  • Praia de San Sebastián

    É uma praia com boas instalações com estacionamento para bicicletas, chuveiros, banheiros públicos, guarda-sóis e espreguiçadeiras, é de areia dourada e com grande afluência do público incluído os habitantes da cidade. Está situada à sudoeste de Barcelona no distrito de Ciutat Vella. Os seus 1100 metros de comprimento alojam diferentes clubes deportivos que oferecem grande variedade de atividades marítimas.
    Uma área de movilidade reduzida facilita a entrada e saída da praia e do mar às pessoas deficientes físicas.
    Se chega à praia através da estação da linha 4 chamada Barcelona ou através da linha de ônibus que circulam por essa zona como o 14, 16, 40, 39, 51, 59, 64 ou 157.
  • A praia de Barceloneta

    Uma das maiores praias (1.100 metros de comprimento) e mais antigas de Barcelona é a praia de Barceloneta. Atrae muitos turistas extrangeiros e grupos de estudantes das escolas da zona. Tem boas instalações como estacionamento para bicicletas e carros, banheiros públicos e chuveiros. Esta praia tem diferentes lugares para ócio como as zonas infantis, área para patins e skate, uma quadra de voley praia, uma mesa de ping pong e até uma Bibliopraia que é uma biblioteca para os usuários desta praia. Além de tudo isto, existe também o chamado Centro da Praia que oferece diferentes atividades para realizar-las no Verão.
    Se pode chegar a esta praia desde a estação de metrô Barceloneta situada na linha 4 ou através da linha de ônibus entre os quais podemos escolher o 17, 36, 16, 39, 57, 45 e 59.


  • ATRAÇÕES CULTURAIS
    • Templo Expiatório da Sagrada Familia

      Este templo denominado popularmente como a Sagrada Familia foi projetado por Antoni Gaudí no ano de 1882, atualmente é uma obra inacabada no qual segue a sua construção.
      As torres em forma de cone terminado em pico que se situam sobre os portáis foi uma das idéias mais originais do artista. No seu interior se podem observar colunas inclinadas e bóvedas com forma de hipérbolas e parábolas. O projeto continua a partir de umas plantas que se conservam e a partir de um modelo de gesso que realizou o desenhador. Ele somente pode realizar em vida a fachada do Nascimento e a cripta, atualmente é Patrimônio da Humanidade e foi uma das propostas para ser candidata as sete maravilhas do mundo.
      O horário de visita é das 09:00 a 18:00 horas nos meses de inverno ( desde outubro até março) e de 9:00 até 20:00h nos meses de verão ( desde abril até o mês de setembro). O preço da entrada é de 8 euros.
      Está situada na estação de metrô chamada Sagrada Família que tem correspondência com a linha 2 e a linha 5.
      Está perfeitamente habilitada para o acesso a deficientes físicos.
    • Parque Güell

      Parque declarado Patrimônio da Humanidade formado por diferentes tipos de elementos arquitetônicos projetados por Gaudí e que é uma mostra do modernismo catalã.
      Está aberto todos os dias do ano e se chega desde a estação de metrô Vallcarca que está um pouco longe mas foram constrúidos umas escadas rolantes para facilitar o acesso.
      Nos desenhos das esculturas se combinam diferentes formas junto com mosaicos de cores feitos de vidro e cerâmica.
      Entre os monumentos mais característicos está a escada que conduz à praça centram que dispõe ao seu lado uma salamandra de cores, a grande praça com mais de 3000 metros quadrados, os viadutos, o calvário e o mecenas.
    • Casa Batlló

      Obra do precursor do modernismo catalã Antonio Gaudí, está situado no Paseo de Grácia nº 43. É uma construção muito original que combina diferentes formas e detalhes na sua fachada e na zona interior da casa. As varandas da fachada estão compostas por curvas entrelaçadas, uma parte delas feitas com cerâmica chegando ao telhado que também forma uma curva que se parece ao lombo de um animal e que possui uma chaminé extranhamente situada o qual chama a atenção dos turistas.
      O horário de visita é desde as 09:00 até as 20:00 horas de segunda a domingo, únicamente permanece fechado os dias 25 de dezembro e o dia 01 de janeiro.
      O preço da entrada é de 16,50 euros por pessoa e inclui um áudio guia que mostrará os detalhes da visita. Este audio-guia está disponível em sete idiomas diferentes e a visita completa dura por volta de uma hora. Durante a visita é possível acessar à Plant Nobre donde residia a família Batlló ( se somente quer visitar esta sala, a entrada custa 11 euros, com o audio-guia de meia hora incluída) e além domais, se poderá visitar o Desvã e o terraço ( para visitar estas salas se deverá pagar o preço da entrada completa).
    • Casa Milà

      Outra obra modernista de Gaudí, teve início no ano 1906 e a sua construção durou 4 anos e, foi encomendada pelo casal Roser Segimon e Pere Milà. Está situada no Paseo de Grácia nº 92 no bairro Eixample. A sua construção está realizada em pedra natural e como todas as obras de Gaudí formando curvas. O telhado está coberto por azulejos brancos que junto com o resto da fachada dá a impressão que é uma montanha nevada. As varandas da fachada estão formados por ferro forjado dispostos como plantas trepadeiras.
      Em 1984 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e hoje em dia Caixa Catalunya é a sua proprietária e a encarregada de realizar obras de restauração e conservação do edifício para que o público possa visitar-la. Entretanto somente é possível visitar o 4º andar, o terraço e o sotão, pois o resto são escritórios e casas de algumas famílias.
    • Museu Picasso

      Este museu está formado por mais de 3.800 obras que forma parte da sua coleção permanente que se aumenta quando há alguma exposição temporal.
      Está composto por cinco edifícios que são palácios que datam do século XIII e XIV que foram reformados ao longo da sua história.
      O horário de abertura é de Terça a domingo das 10:00 até as 20:00 horas.
      O preço da tarifa é de 9 euros e inclui a exposição temporal disponível nesse momento ou se pode escolher ver somente esta exposição e a entrada sería de 5.80 euros sendo a entrada gratuita para menores de 16 anos e os maiores de 65 anos. Existem 3 jornadas de portas abertas: 10 de fevereiro, 18 de maio e 24 de setembro.
      Se pode chegar a este museu através das estações de metrô Jaume I ( linha 4), Arc de Triumfo ( linha 1) e Liceu ( linha 3). Existem ônibus que param neste museu ( 17,40, 45, 39, 51, 14, 59, 19 ou 120). Também possui um bom acesso em bicicleta devido a ciclovia e em carro também se pode chegar porém o museu não possui parking privado.